segunda-feira, 20 de junho de 2011

Terapêuticos

     Indicados pela medicina popular como estimulantes e para tratar quadros de ansiedade, os óleos essenciais de laranja e de lavanda tiveram comprovadas sua ação ansiolítica em pesquisas com animais de laboratório. Os pesquisadores da Unidade de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia da Unifesp direcionaram seus estudos para os óleos que têm despertado interesse científico por suas ações sedativas e relaxantes. 
     Os resultados mostraram que a inalação isolada desses óleos induziu um efeito ansiolítico, diminuindo o grau de emocionalidade dos animais, com um efeito superior ao grupo de animais que recebeu um ansiolítico padrão (grupo benzodiazepínico).
      De acordo com a Rita Mattei Persoli, bióloga responsável pelo estudo, os óleos essenciais atuam nas regiões cerebrais responsáveis pelas emoções (sistema límbico). “Uma relação entre a percepção de odores e a resposta comportamental emocional tem sido sinalizada nesses estudos”, explica a pesquisadora. “É possível que os efeitos encontrados nos ratos sejam semelhantes nos seres humanos”.

Retirado de: http://www.itaporahoje.com/?noticia=2792/pesquisa-da-unifesp-comprova-acao-ansiolitica-de-oleos-essenciais-de-laranja-e-lavanda

2 comentários:

  1. É muito bom saber que se pode unir o útil com o agradável. Mas é verdade fica tão mais simples, do que usar medicação. Espero que der certo com os humanos!

    ResponderExcluir
  2. Paula,o óleo de laranja doce serve como estimulante e antidepressivo; se for um óleo de boa procedência, vc pode colocar 2 ou 3 gotas em uma garrafinha de água de mineral gelada e beber. O humor fica ótimo!!! eu recomendo.
    Já o de lavanda, usar nas têmporas antes de dormir; ótimo para relaxar e para meditação. Nunca usei como bebida, por isso não recomendo.

    bjos
    amei este post

    ResponderExcluir