quinta-feira, 30 de junho de 2011

Semana da educação especial


     Comemora-se esta semana a educação de crianças especiais. Acredito que elas realmente são especiais, pois necessitam mais de nossa atenção, cuidado, carinho, e faz despertar em nós sentimentos mortos, ou nunca descobertos, faz despertar a compaixão o amor, a solidariedade. Estar em contato com elas é uma forma muito bonita de descobrir sentimentos.
     É preciso incluir com mais naturalidade estas crianças em nossa vida, doença mental não é contagiosa, e nem pode te oferecer nenhum risco, é só procurar saber mais sobre as deficiências, se informar, para saber como lidar com determinada criança. Com certeza elas estão por ai, a nossa volta e as vezes passam despercebidas por nós. Vamos tentar fazer nossa parte, e doar um pouco da nossa atenção e carinho. É o que elas mais precisam!!

4 comentários:

  1. Olá, Paula.

    Que importante seu post! Creio que as diferenças fazem parte da diversidade e estas devem, na verdade, nos unir. Como um quebra-cabeça que se tivesse todas as peças iguais não encaixaria. Quantas vezes essas crianças especiais ensinam coisas preciosas a nós. Agradeço a oportunidade de lembrar sobre isso! Beijos Floridos

    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Grande sensibilidade seu texto e a preocupção com as crianças especiais. Ou melhor, como essas são vistas perante às pessoas e a nossa sociedade. É preciso termos a consciência de que tanto as crianças quantos os jovens e adultos especias são seres humanos e precisam de amor, atenção, carinho... já que você demonstrou preocupação pelo tema sugiro - caso tenha interesse - a leitura desses livros: Enquanto o futuro não vem - a psicanálise na clínica interdisciplinar com bebês (Julieta Jerusalinsky), Psicanálise e Educação - a clínica e educação com as crianças do outro espelho (Esteban Levin), Psicanálise e Educação - a função do filho - espelhos e labirintos da infância (Esteban Levin)...

    ResponderExcluir
  3. Olá Paula, quero deixar um contato e um site muito legal, da qual faço parte do mailling.
    contato@institutoinclusaobrasil.com.br
    www.institutoinclusaobrasil.com.br

    Caso interessar possa, a alguém- vale muito a pena e é coordenado por pessoas engajadas na educação especial,crianças especiais. O instituto fornece sugestões de material de apoio didático e cursos.
    bjos
    seu blog está lindo de acompanhar.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas dicas!! Estou adorando os comentários também, uma troca muito rica!!

    ResponderExcluir