sexta-feira, 3 de junho de 2011

Atendendo à pedidos: ansiedade!!

     A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.
     A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, vaga.
     A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral. Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências. Portanto a ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Não é um estado normal, mas é uma reação normal, assim como a febre não é um estado normal, mas uma reação normal a uma infecção. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais e auto-limitadas. Os estados de ansiedade anormais, que constituem síndromes de ansiedade são patológicas e requerem tratamento específico. Os animais também experimentam ansiedade.   Neles a ansiedade prepara para fuga ou para a luta, pois estes são os meios de se preservarem.
     A ansiedade é normal para o bebê que se sente ameaçado se for separado de sua mãe, para a criança que se sente desprotegida e desamparada longe de seus pais, para o adolescente no primeiro encontro com sua pretendente, para o adulto quando contempla a velhice e a morte, e para qualquer pessoa que enfrente uma doença. A tensão oriunda do estado de ansiedade pode gerar comportamento agressivo sem com isso se tratar de uma ansiedade patológica. A ansiedade é um acompanhamento normal do crescimento, da mudança, de experiência de algo novo e nunca tentado, e do encontro da nossa própria identidade e do significado da vida. A ansiedade patológica, por outro lado caracteriza-se pela excessiva intensidade e prolongada duração proporcionalmente à situação precipitante. Ao invés de contribuir com o enfrentamento do objeto de origem da ansiedade, atrapalha, dificulta ou impossibilita a adaptação.

Fontes: Comprehensive TextBook of Psychaitry 6º Ed. 1995
Kaplan & Sadock; DSM IV
1994.

7 comentários:

  1. Obrigada pelo texto!
    As pessoas enfrentam muito esses problemas no dia de hoje, mas ao meu ver,pouco se discuti sobre isso. E tem gente que nem sabe justificar "o por que do vazio" só descobre se pesquisar a fundo ou se fizer um tratamento com um psicólogo. Excesso de ansiedade pode levar ao esgotamento, por uma vida agitada e não é nada bom, como no seu texto, a dificuldade de adaptação ao ambiente externo e até você mesmo!
    Paula uma curiosidade, não querendo incomodar, a ansiedade afeta mas mulheres do que homens, deve-se isso por uma condição hormonal? A TPM como exemplo as mulheres ficam com os hormônios em alta e assim ficam mais estressadas!
    Bjos, amo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Ótima colocação, realmente não se discute sobre isto, e as pessoas enfrentam um processo da ansiedade e confundem muitas vezes com depressão ou outras patologias. Na verdade a ansiedade afeta homens e mulheres da mesma forma, se estiverem passando por algum stress, sobrecarga de funções ou problemas de relacionamento. O que acontece é que na TPM as mulheres apresentam sintomas bem parecidos com o transtorno da ansiedade.Espero que eu tenha te ajudado! Um beijão!

    ResponderExcluir
  3. Ajudou sim!
    A internet tem de tudo, desde verdade, até mentira. E a primeira coisa que faço quando tenho dúvida é pesquisar na internet. Você é uma fonte segura!
    Obrigada por esclarecer e ajudar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. OI Paula! Tdo bem?
    Meu nome é vitória tenho 13 anos.
    Gostaria de te pedir ajuda.Eu sou uma menina mto sonhadora, fico pensando mto no q pode acontecer e como pode acontecer e isso me deixa ansiosa e acaba me atrapalhando.
    Tambem sou uma grande fã dos seus irmãos. E a vontade de conhecêlos pessoalmente um dia (meu grande sonho) me deixa mais ansiosa ainda.
    como faço pra "melhorar"?

    bjo

    Obs.:Amei o blog , hj foi a primeira vez q visitei, mas já gostei de cara! Parabens!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que desde que eu consigo me lembrar, fui ansiosa. Em algumas épocas menos, em outras muito mais. Hoje em dia, graças à maturidade, sei controlá-la bem e não deixo que me atrapalhe tanto quanto antes.

    Se não da pra vencê-la, pelo menos diminuí-la, né?!

    Bjus,

    Alê

    ResponderExcluir
  6. Me considero muito ansiosa em certos momentos. Mas que isso sou extremamente timida, acho que podem ter alguma relação?
    Meu sonho é estudar Psicologia,tentar entender a mente humana e as diversas reações do célebro em relação ao corpo!
    Se puder escrever um pouco sobre timidez, as vezes fico preocupada, porque deixo de fazer coisas que gosto, ou de falar o que sinto por causa da timidez. =/
    Adorei o texto, o blog em geral...parabéns!@Cayane_VL
    Bjjus :*

    ResponderExcluir