segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Reflexão sobre amizade

    
Amizade
            Ter um amigo para dividir experiências, para bater papo de pernas pro ar, para ouvir a opinião de alguém que só quer seu bem, é uma coisa muito prazerosa.
 O amigo não exige que você faça como ele quer ou acha certo, ele simplesmente respeita suas escolhas e só quer mesmo é ver o seu sorriso no rosto, tanto é assim, que quando não estamos muito bem, fazem de tudo para nos animar, inventam programas diferentes, contam piadas, trazem presentes.
Na verdade uma amizade é um bom exemplo de doação. A escuta do amigo é o melhor remédio contra o desespero ou a tristeza.
O amigo que te conhece de verdade por inteiro, é aquele que só de você piscar ou olhar para ele diferente, já sabe o que está acontecendo. E quando seu tom de voz muda já logo pergunta o que está acontecendo?
É tão engraçado em alguns momentos de descontração, quando nosso amigo (a) conta suas intimidades e seus absurdos, aquelas coisas que você não conta para ninguém, e aí são risadas atrás de risadas. Amizade é espaço para a verdade, e a verdade às vezes é muito engraçada e muitas vezes assustadora, mas por isso é tão bonito!
O bom é que para estas pessoas, não precisamos medir palavras nem provar nada. Simplesmente não teremos vergonha de contar os maiores desaforos ou erros que comentemos. Existe uma grande cumplicidade, e isto é tudo que precisamos nas relações.
Na amizade verdadeira e madura, não existe prisão nem dividas, muito menos cobranças. Amigo que é amigo não cobra o sumiço ou a estranheza do outro, tenta entender. Às vezes passam meses sem se falar, mas quando falam sentem aquela mesma sensação de segurança e porto seguro.
Se em todas as relações existisse amizade, sejam elas entre marido e mulher, pais e filhos, ou entre irmãos, seria perfeito. O segredo de qualquer relação é a amizade.  Nunca é tarde para conquistar um novo amigo, e é muito bom que a gente valorize as que já existem!

Paula

8 comentários:

  1. Ontem mesmo ouvi a seguinte reflexão|: O amor nasce da amizade e a amizade, de onde nasce? por ser totalmente inexplicável, é que deve ser verdadeira. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Cumplicidade. Esta palavra resume tudo...
    É curioso como algumas pessoas inspiram isso. Você conhece e logo vê que ganhou um amigo para a vida toda... com o tempo, vai descobrindo mais e mais afinidades, e percebendo como aquela pessoa é importante e está presente tanto nos momentos de alegria quanto nos de dor.
    Ter amigos verdadeiros é uma alegria e uma bênção! Gostei da reflexão, Paula. Um beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Texto lindo. Eu tenho pouco amigos que posso realmente confiar.
    E sempre bom ter amigos! Amigo (a) e uma jóia rara.

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso! Como é bom ter-mos amigos! É isso mesmo, é o porto seguro, é aquele pra quem você conta tudo sem medo de parecer ridículo,vive as maiores aventuras com você, está ao seu lado nos melhores e piores momentos de sua vida, enfim...amigo é tanta coisa...é tudo de bom!!!

    Obrigada por mais um texto ótimo!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulinha, ahhh e como é bom ter amigos! Por falar nisso, quando vamos nos conhecer pessoalmente?!rs (Quando quiser aparecer aqui em Guarujá/SP, a gente combina alguma coisa! bjs)

    Amigos...
    Amigos são tão desprendidos, que doam.
    Tão fraternos, que se unem.
    São tão simples, que cativam.
    Tão amigos, que voltam, amam, compreedem e perdoam.

    São tão preciosos, que se conservam.
    Tão grandes, que se distinguem.
    Tão dedicados, que se edificam.
    Tão irmãos, que partilham.

    Tão necessários, que sempre estão presentes.
    Tão sábios que ouvem, iluminam e calam.
    São tão sagrados, que perenizam

    Tão presentes, que participam.
    Tão frágeis, que fotalecem.
    Tão fortes, que protegem.

    Tão santos, que rezam.
    Tão solidários que esquecem de si mesmos.
    São tão importantes, que não se esquecem.

    São tão amigos que doam a vida
    São tão unidos, que prosperam.
    São tão fieis, que esperam.

    Tão livres, que crêem.
    São tão responsáveis, que vivem na verdade.
    Tão felizes, que fazem a festa.
    Tão amigos, que se ETERNIZAM!

    (desconheço a autoria)

    ResponderExcluir
  6. Amigos são presentes de Deus... costumo dizer que são os "irmãos" que temos a chance e a oportunidade de escolher durante a nossa vida. E, quero aproveitar esse espaço para agradecer a todos os meus amigos e amigas que compartilharam os momentos da minha vida... agradecer aos amigos presentes, ausentes, aos que estão perto, longe, aos que já se foram e os que estão por vir... aos amigos que falam demais e aqueles que com o silêncio já dizem tudo... obrigada mesmo...
    Fica uma bela canção...

    Canção Da América
    Milton Nascimento
    Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento

    Amigo é coisa para se guardar
    Debaixo de sete chaves
    Dentro do coração
    Assim falava a canção que na América ouvi
    Mas quem cantava chorou
    Ao ver o seu amigo partir

    Mas quem ficou, no pensamento voou
    Com seu canto que o outro lembrou
    E quem voou, no pensamento ficou
    Com a lembrança que o outro cantou

    Amigo é coisa para se guardar
    No lado esquerdo do peito
    Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
    Mesmo esquecendo a canção
    O que importa é ouvir
    A voz que vem do coração

    Pois seja o que vier, venha o que vier
    Qualquer dia, amigo, eu volto
    A te encontrar
    Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
    E mais essa... canção...

    Amigo
    Roberto Carlos e Erasmo Carlos
    Composição: Roberto Carlos e Erasmo Carlos

    Você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos
    de tantas jornadas
    Cabeça de homem mas o coração de menino, aquele que está do meu lado
    em qualquer caminhada
    Me lembro de todas as lutas meu bom companheiro, você tantas vezes provou
    que é um grande guerreiro
    O seu coração é uma casa de portas abertas, amigo você é o
    mais certo das horas incertas
    As vezes em certos momentos difíceis da vida, em que precisamos
    de alguém para ajudar na saída
    A sua palavra de força de fé e de carinho, me dá a certeza de que eu nunca
    estive sozinho
    Você meu amigo de fé meu irmão camarada, sorriso e abraço festivo da minha chegada
    Você que me diz as verdades com frases abertas, amigo você é omais
    certo das horas incertas
    Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo, mas é muito bom saber,
    que você é meu amigo
    Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo, mas é muito bom saber
    que eu tenho um grande amigo

    ResponderExcluir
  7. Tem toda razão, Paulinha! Amizade verdadeira não tem preço e nada substitui. Vc pode ñ acreditar mas somos amigas de outras vidas e de longa data. Amo mto vc! Daki, onde estou sinto qdo vc ñ está bem, independente de onde vc esteja. Sinto qdo vc está feliz, nostálgica. Ñ estou inventando nem dizendo isso por ser irmã de quem vc é. Isso ñ me importa nem um pouco. Falo por SER QUEM VC É. Uma grande amiga de longa data. Tb ñ me importa o q vc tenha (materialmente). Mas, se algum dia, vc deixar de ter (materialmente) saiba q tb ñ terei fortunas a oferecer. Mas do pão q eu estiver comendo, tb servirá para saciar a sua fome.
    TE AMO MUITO! INCONDICIONALMENTE E DESPRETENCIOSAMENTE.
    E me orgulho em poder dizer-me: "É a minha grande irmamiga espiritual".

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto, ontem li uma frase interessante, deixo-a aqui :

    "Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pelo fracasso. No sucesso, verificamos a quantidade e, no fracasso, a qualidade."

    ResponderExcluir