quarta-feira, 24 de agosto de 2011




Acho que vocês já perceberam que de vez em quando eu posto coisas relacionadas à saúde. Estava lendo esta reportagem sobre as frutas e achei super interessante e incentivadora para que a gente inclua novas frutas na dieta.


Ao falarmos sobre as frutas, não podemos nos esquecer que o Brasil é um país que possui uma rica produção frutífera. Com isso, é muito importante saber aproveitar o que a mãe natureza nos ofereceu de uma maneira positiva. Segue abaixo umas dicas para você saber utilizar o poder medicinal que as frutas trazem.
- Abacate: Originário do México, mas aclimatado no Brasil, o abacate é um alimento muito importante para a nossa saúde. Ele auxilia o organismo a saciar a fome e proporciona uma nutrição excelente para nossos corpos. Ele ajuda o organismo a combater desordens gástricas, as perturbações digestivas, a hidratar a pele, e ainda age contra o reumatismo e a gota. Só preste atenção que esta fruta possui alto teor calórico.
- Abacaxi: O abacaxi é uma excelente fruta nacional. Ele possui enzimas que são muito boas para a digestão, além de ajudar a expelir secreções de muco que são produzidas durante gripes, pneumonias e outras doenças respiratórias. Por ele ser ácido, há pessoas que o consideram prejudicial ao estômago. Entretanto, quando utilizado de maneira correta, sem exageros, ele pode ser muito benéfico para sua saúde.
- Banana: Originária da Ásia meridional, esta fruta difundiu-se para a África e América. É uma fruta deliciosa, nutritiva e medicinal. A Banana é um bom remédio para as enfermidades do intestino. Ela é ligeiramente diurética e laxativa. Existem especialistas que ainda afirmam que a banana é um excelente antidepressivo. Para mulheres que sofrem de cólicas pré-menstruais, a banana auxilia a combater essas dores e câimbras musculares também.
- Caqui: Esta fruta originária do Japão, Coréia e China, é uma boa pedida para as crianças, já que é bem docinha, e age como estimulante ao apetite. Esta fruta pode ser também uma boa pedida para aqueles que têm problemas no fígado, os que estão desnutridos ou com anemia. É uma fruta para ser comida madura,
- Cereja: Essas frutinhas avermelhadas e pequenas são muito benéficas para o nosso organismo. Muito utilizada nas festas de fim de ano, ela é muito importante, pois neutraliza os ácidos em nosso sangue. O suco da cereja é bom ainda para aqueles que estão febris. Isso porque possui propriedades diuréticas.
- Fruta-de-conde: A fruta madura é recomendada para as pessoas desnutridas e anêmicas. Ela é rica em vitamina C e ferro. Suas folhas são boas para diminuir câimbras e espasmos musculares.
- Goiaba: Uma fruta brasileira, de grande valor nutritivo. Contem alto teor de vitamina C, B1, B2, cálcio, fósforo e ferro. Ela é altamente recomendada para a cura da diarréia, e para o tratamento das indigestões.
- Laranja: É uma fruta que tem grande procura no Brasil. O seu suco auxilia no tratamento de várias doenças. Ela estimula o paladar, acalma a sede, e favorece o bom trabalho do sistema digestivo, devido aos seus ácidos. Além disso, ela também tem ação depurativa no sangue, é eficiente ao tratamento de artrite, é calmante para o sistema nervoso e é especialmente benéfica em casos de gripes, resfriados e febres.
- Limão: É uma fruta ácida. Ela tem grande valor na aplicação na cozinha. Esta fruta pode ser utilizada para o combate de febres, para auxiliar o sistema diurético, para fortalecer articulações, prevenir a gripe e até mesmo indica-se o seu uso para auxiliar contra as doenças do coração.
- Maçã: Fruta suavemente ácida e relativamente doce. Age com um depurativo no sangue, eliminando detritos do organismo. Quando crua ou assada, age na área peitoral, eliminando catarros e facilitando a respiração. Fruta também que auxilia na cura de infecções da garganta e combate a calos nas cordas vocais.
- Mamão: Esta fruta é muito poderosa. Seus poderes nutritivos e medicinais são muito grandes. Saborosa e nutritiva, o mamão é uma fruta cicatrizante. Ajuda a cura das lesões gástricas. É também muito digestivo e diurético. Conhecido também como um vermífugo natural, o mamão limpa o estômago e ajuda no trabalho intestinal.
- Maracujá: Os diversos maracujás existentes podem ser saboreados ao natural. Seus nutrientes e poderes medicinais são diversos. Além de ter um efeito de calmante, o maracujá auxilia muito contra a Diabete. Sua casca é rica em uma substância chamada pectina e esta substância dificulta a absorção de carboidratos no sangue.
- Melancia: Com sabor adocicado, esta fruta tem alto poder diurético. Pelos seus efeitos, a melancia é altamente indicada para os tratamentos de combate ao reumatismo, e de obstruções renais. Além desse efeito, seu líquido é excelente para "lavar" o estômago e o intestino, ajudando nos movimentos de digestão.
- Pêra: A pereira se aclimatou bem nos Estados do sul do país. Primeiramente, esta fruta é muito indicada para o tratamento de hipertensão arterial, pois ela purifica o sangue e o organismo, exercendo uma grande ação diurética. Por seu alto teor de açúcar, sais minerais e vitaminas, ela deve ser consumida preferencialmente ao natural, para que os mesmos ajam diretamente em seu corpo.
- Uva: Esta é uma das frutas mais apreciadas pelo homem. Através de seu suco, inúmeras bebidas são extraídas da mesma. Por sua água e pelo potássio, a uva ativa o rim de maneira positiva aumentando a diurese. A uva também age como um refrescante peitoral, como calmante, purificador do sangue e ainda tonifica o organismo.
De todos os alimentos, as frutas são muito saborosas, possuem um aroma muito agradável para o ser humano, e agem de uma maneira positiva em relação ao nosso organismo. No mundo atual em que vivemos, as indústrias crescem de maneira rápida e várias doenças se multiplicam. Entretanto, é muito importante lembrar que a natureza nos ajuda sempre. Por isso, vamos aproveitar estes benefícios que ela nos oferece de maneira natural e sem tentarmos modificá-las.

Fonte: Ana Maria Braga Canais de Saúde

3 comentários:

  1. Ótima essa postagem... alimentar-se bem é necessário... incluir na dieta diária pelo menos 3 a 4 porções de frutas é o ideal... todas essas, salvo a Do Conde fazem parte do meu dia a dia, pois acredito que a SAÚDE É IGUAL A UMA POUPANÇA... vamos, então, aplicar uma analogia (adorooooooo)... considero-a como uma poupança, pois no decorrer da nossa vida temos a preocupação de guardar/ economizar aquele dinheirinho para que possamos ter uma vida mais tranquila... então, aplico essa mesma noção de poupar dinheiro para poupar saúde... pois só vamos realmente perceber a importância desta quando se é mais velho... enquanto somos crianças, jovens o nossoo metabolismo responde rapidamente... o nosso organismo não demonstra sofrer com os exageros - alimentares, físicos, mentais, entre outros - cometidos... tudo funciona... ou, em regra, dentro da normalidade é para funcionar... então, vamos envelhecendo, pois isso é a lei natural da vida ( e feliz daqueles que envelhecem, pois é sinal que está vivo) e começamos a perceber a necessidade da saúde... como ela faz falta... pois é nesse exato momento que iremos precisar muito mais dela... então, se usarmos a mesma noção de "poupar dinheiro" para "poupar saúde" teremos na idade adulta um saldo positivo e por consequência tem-se uma velhice mais tranquila e mais saudável... assim, aplicando hábitos saudáveis no decorrer de todas as fases da vida... poupando saúde: seguindo uma dieta equilibrada, atividade física, muita leitura (cérebro também envelhece), evitar estresse e outros hábitos ruins o saldo será POSITIVO... caso contrário... não levando em consideração nada disso o saldo será NEGATIVO... e aí fadados a remédios, médicos, doenças, pressão alta, diabetes, enfartes e tantas outras... fica a dica POUPEMOS SAÚDE... e só assim teremos uma vida feliz, pois o importante nessa vida é ter SAÚDE o resto com trabalho, persistência, dedicação, força de vontade... conquista-se... beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Super interessante seu comentário, adorei, poupar saúde é fundamental, na frente que descobrimos o quanto é importante cuidar dela!! Beijão

    ResponderExcluir
  3. Verdade, muito bom o comentário construtivo da Ysiendre! Que analogia boa! Com certeza isso vai ajudar nas compras! rs ... As vezes pensamos duas vezes para comprar um alimento saudável pq está caro, no entanto gasta-se $$$ fácil com coisas gostosas e sem valor nutritivo. Qdo tiver na dúvida ... a dica da Ysiendre " Poupemos Saúde", vai ajudar na decisão entre o saudável e o $$$, gostei! bjs

    ResponderExcluir