segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sentimental demais...

     Qual o tamanho do seu problema? Qual a sua noção de felicidade?
     Duas perguntas super importantes quando pensamos em sofrimento. Sofre aquele que dá um enorme significado a determinada coisa que está presente ou foi perdida ou ainda é só um desejo na vida do individuo. Só que, esta coisa pode ser material, sentimental, emocional, ou ilusória.
     Podemos perceber que o vil metal é algo que move os seres humanos á grandes batalhas e á superação de seus limites, por necessidade, pelo EGO, ou simplismente  por cobranças da sociedade e família. E existem pessoas que sem o mesmo, ou com o básico de dinheiro em casa vão vivendo a vida com uma aparente felicidade e simplicidade.
     Já outras pessoas gozam de grande quantidade de dinheiro, mas vivem em consultas psiquiátricas e psicológicas, pois não se sentem plenamente felizes.
     Muitas pessoas caem em profundas depressões por perdas, solidão, angústia, raiva, desilusão...Outras pessoas olham para seus problemas sejam eles enormes ou pequenos e ainda conseguem abrir aquele baita sorriso gostoso, e e te dar um abraço acolhedor ao invés de estar sendo acolhido.
     Bem, a vida é algo que transmuta o tempo todo do bom para o ruim, do alegre para  o triste, do pouco para muito e virce-versa, e é natural o sofrimento em momentos dificeis. Mas, o que eu queria enfatizar aqui é que existem aquelas pessoas sentimentais demais, estão sempre arrumando problemas para suas vidas, reclamando, resmungando, chorando armaguras muitas vezes criadas por elas própias.
     É importante que a gente pare pra pensar o tamanho do nosso problema e a quantidade de sentimento e emoção que estamos despendendo para lidar com a situação.
     Estava assistindo a novela das nove e escutei a frase de um personagem que aconselhava uma amiga: Pegue o limão que a vida lhe deu e faça uma deliciosa caipirinha. E é mais ou menos por ai.
    Sofrimentos e problemas sempre serão os mesmos, para todos, alguns sofrerão demasiadamente e em vão, outros aprenderão com o sofrimento mas estará em crescimento.
    Aqueles aos quais chamamos de sentimentais, pois vivem de fortes emoções, precisam olhar para dentro de si, medir as importâncias, se dar mais valor, e principlamente valor à vida.
     Fernando pessoa já dizia:

     Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da propia histórie. É saber falar de si mesmo. É não ter medo dos proprios sentimetos...

Um beijão

Paula

6 comentários:

  1. Olá Paula!

    Concordo plenamente com tdo q vc disse!
    As vzes por darmos mta importancias aos problemas acabamos por deixar de lado coisas boas q estam acontecendo.
    Precisamos aprender a ver o lado bom das coisas, é como eu sempre digo: As coisas só acontecem qdo tem q acontecer!Se algo de ruim aconteceu com vc e pq Deus tinha alguma intenção com isso, talvez pra te fzer enxergar algo q vc não conseguia ver!
    Nossa vida é cheia de desafios e nossa missão é superá los!


    Um grande Beijo
    E Parabéns Pelo Blog! Eu Adoro! tô sempre dando uma olhadinha *-*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela lindas palavras e reflexões.

    Acredito que as coisas acontecem de acordo com as escolhas que fazemos, e se temos a oportunidade de fazer uma limonada, assim deve ser feito...

    Assumir o papel de vitima, é muito triste, todos podemos ser donos do próprio destino, basta acreditar e agir.

    Bjos. Silvia Patricia

    ResponderExcluir
  3. Filha,realmente, viver é correr risco e a vida sempre será um eterno desafio,mas é isso que traz mais emoção e encanto...problemas fazem parte do nosso dia a dia, basta saber como elaborá-los...te amo!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  4. oi,
    sou um exemplo desde modo assim sentimental demais. Mas gostaria de dizer que nao é facil e as vezes impossivel ver as coisas de modo positivo na vida, sem ajuda de alguem. Minha eterna tristeza tem raizes profundas e so agora depois de muito tempo e atravèz de muita ajuda profissional estou conseguindo ver as coisas de forma diferente e tbm sentir prazer na vida que faço. Penso que nem sempre é facil fazer uma caipirinha do limao da nossa vida, as vezes precisamos de um barman!
    bj
    Marcia

    ResponderExcluir
  5. Nossaaaaaaa!!!!!!!!!!!! Paula, muito bom o texto... gostei... é um texto que promove uma certa reflexão. As duas perguntas introdutórias são geniais... problema X felicidade... ... ... ... quem não tiver problema que atire a primeira pedra (rssssssss)... mas, entre ter problema e ser feliz existe um limiar muito sutil separando-os... algo que está intimamente ligado com a forma que se encara a vida. Pois, os problemas ocupam exatamente o espaço que separamos para eles na nossa vida. Na medida certa, que os encaixamos. Tomando a proporção exata desse espaço e transformando-se ou não em prioridades na nossa vida. Concordo com você. Acredito que sofremos muito por problemas às vezes pequenos demais, pois em muitos momentos não sabemos temporizar nossas emoções e até mesmos nossos anseios... Mas, sabe - Paula -, priorizar ou não este ou aquele problema... transformar uma gota d'água em uma tempastade é apenas uma questão de... ... ... ... FÉ. Penso que a ótica pela qual cada pessoa vê sua vida e encara seus problemas é uma questão de CRER... que os problemas existem, as dificuldades, situações difícies... existem... sim... para todos... mas, são passageiras e não são maiores do que nós... e são exatamente do tamanho que queremos que seja. Existem, de fato, aqueles problemas reais principalmente os ligados à saúde, a perdas... esses, realmente, não podemos mensurar... mas, existem aqueles pequenos demais que não necessitaria dispender nossa energia para eles... no entanto, é exatamente nesses que sofremos, nos afundamos... levando a provocar uma dor em nós mesmos insuportável... e... sabe! Paula... não precisaria tanto... apenas TEMPO... conhece aquela frase "dar tempo ao tempo"... pois é - acredito - que poderíamos resolver quase que 99% dos nossos problemas apenas dando tempo ao tempo... mas, na maioria das vezes deixamos os problemas ou melhor os problemas nos envolvem e acabamos mergulhados... atolados neles... o sábio mesmo é ao menor sinal de uma problema à vista... pararmos... olhá-lo... encará-lo... verificar friarmente a exata importância que devemos dar a ele... e, assim, dar tempo ao tempo ou se, de fato, merecer que dediquemos nossa energia para o referido... então, que o façamos com fé... acreditando que é apenas um ou mais um ou menos um problema a ser resolvido... e que deixemos... realmente... para sofrer, nos angustiarmos com os problemas demasiadamente sérios e reais... e no mais vamos transformar muitos limões... em muitas caipirinhas... afinal de contas o limão é bem azedo e a caipirinha... hummmmm!!!!!!! é bem docinha... e a vida precisa ser adocicada a todo momento...

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula, precisamos lembrar que o Senhor quer que tenhamos alegria e felicidade em nossas vidas. Observe que uma das ferramentas mais eficientes contra o plano do Senhor é o desânimo.

    “Felicidade é o objetivo e o design de nossa existência"(Prophet Joseph Smith).

    bjs.

    ResponderExcluir