quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A voz da mente


O que fazer para arquitetar este diálogo interno que nos acorda, alerta, incomoda, cutuca, desperta?
O que fazer para calar a voz da mente, dos encontros das idéias que desembocam na cabeça?
Achar as respostas ouvindo este diálogo é a porta para a loucura, a disputa entre o bem e o mal, a razão e emoção, o certo e o errado.
As respostas são como insights, são a combinação entre o momento presente, o sentimento e a  certeza.
A certeza pode demorar, mas ela vem sem avisar invade a cabeça e não abre espaço para “e se...”.
E é exatamente nesta hora que devemos agir sem dúvidas, com clareza, sem medos, sem angústias.
Este diálogo interno que eu me refiro é a busca pela certeza, mas também é como nadar no escuro para tentar encontrar o tesouro perdido.
A vida por si só é um quebra cabeça, ela mesmo nos envia respostas, situações, diálogos, fatos concretos, limites.
A resposta está em nós, porem, nos enganamos muito, muitas vezes.  Outras  vezes com clareza, certeza conseguimos agir com segurança.
Correr da confusão mental, do perdido, da dúvida, do incerto. Buscar a certeza, e mais nada.

Paula Chaves

5 comentários:

  1. Pensando em tudo que "há de vir", tem horas que anseio pelo futuro, em outras ele me dá medo!
    Aprendendo a viver um dia de cada vez... mantendo a fé, a esperança e o amor.

    "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido"(I Corintios 13:12)

    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Gostei muito do seu blog, e principalmente este testo aqui.
    Sabe, a vida e a busca pelas resposta que precisamos é bem isso que você escreveu, temos todas as respostas, o difícil é saber decifra-las quando precisamos...
    Gostei muito mesmo, passarei sempre por aqui.

    PS: Meu sonho sempre foi fazer psicologia, acabei fazendo nutrição e amei, mas ainda não desisti do sonho de ser psicologa.

    ResponderExcluir
  3. Sua inspiração é singular...pratique sempre esse dom que Deus lhe deu...adorei a frase: "A certeza pode demorar, mas ela vem sem avisar invade a cabeça e não abre espaço para “e se...”."...parabéns filhota!!!! Te amo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente - de verdade -, Paula, hoje estava precisando ler um texto que me dissesse exatamente isso... texto verdadeiro e palavras muito sábias... ao lê-lo, senti-me abraçada... às vezes buscamos respostas e elas estão na nossa frente... e, o pior não queremos enxergar... pois, não gostamos muito de sair da zona de conforto e ir para o desconhecido, pois o desconhecido é sempre mais difícil... !!!!!!!!!!!!!!!!!!! realmente, os momentos de dúvidas e incertezas são inúmeros, mas precisamos ter a paciência para reconhecer os "insights" de convicção para agir com a certeza que tudo dará certo... que as respostas para as várias perguntas cheguem para abrir novos caminhos e possibilidades... amei: respostas = o momento presente + sentimento + certeza (formúla mágica)... brigadinha e beijinhos...

    ResponderExcluir
  5. O medo do "novo" e ânsia deste "novo", quando trabalhados juntos, acabam nos deixando num conflito intenso e, muitas vezes, desesperador!
    Para a descoberta de si e pela nossa felicidade, vale mais agir pela intuição do que pela razão. As mais belas oportunidades passam muito rápidas e quando nos damos conta que poderíamos ter pego uma carona, já foi...

    ResponderExcluir