quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Morango


  Tem coisa mais gostosa que saborear belos morangos? Ainda mais sabendo de suas propriedades, e soltando a criatividade na hora de prepará-los!! Ai que delícia!!



     Além de saborosa, essa delícia também traz diversos benefícios para a saúde e apresenta-se como um excelente ingrediente para compor pratos de dietas. Isso porque possui pectina e fibras solúveis que, ao serem consumidas regularmente, auxiliam na redução do colesterol e evitam a prisão de ventre. Mais: a fruta tem poucas calorias - cerca de 36 cal por xícara ou 100 gramas. Quebra- se, portanto, aquele velho pensamento de que só entram receitas "sem graça" em cardápios de emagrecimento.
     O alimento também contém potássio, componente que equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos. "Como as pessoas tendem a consumir sódio cada vez mais com alimentos embutidos e industrializados, comer morangos seria uma ótima forma de ingerir potássio para regular o organismo", aconselha a nutricionista Valéria Paschoal, do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo. Segundo ela, o sódio em excesso provoca a eliminação do cálcio pelo rim, elevando as chances de uma osteoporose. "Ao consumir alimentos ricos em potássio, é comum sentir o corpo desinchar", revela a especialista.
     Por ter coloração vermelha, a fruta entra no grupo de alimentos funcionais que contêm antocianina, substância antioxidante que auxilia na prevenção de doenças relacionadas à baixa imunidade, como o câncer e ainda alguns tipos de problemas cardíacos.
     Outro benefício do morango é contribuir para a multiplicação de células devido ao ácido fólico, nutriente indispensável na gestação por evitar malformações no feto. E como é uma potência de vitamina C - com 58 mg em cada 100 g, praticamente o valor diário necessário para uma pessoa - a fruta tem a importante função de reciclar a vitamina E no organismo e contribuir para a produção de colágeno.

5 comentários:

  1. Essa foto é tudo!!! Amor morango!!! Quanto ao post, como sou Nutricionista adorei ver ele aqui. É isso mesmo!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Genteeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!! já engordei só olhando... hummmmmmm... uma delícia... talvez, não seja pecado nenhum saborear um dessas tentações... vamos pensar no valor nutritivo e nos seus benefícios (rsssssssssss) pra não pesar na consciência... ah!! vale lembrar que estamos na época dos morangos...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post sobre os morangos, uma fruta de sabor delicado e tão amado por todas nós. E por saber dos seus benefícios é que se torna ainda melhor!
    Acho que você já deve ter experimentado a delícia que é o Mousse de Morango, a minha mãe já fez e adorei.
    A receita é simples, até aprendi a fazer. Vou mostrá-la!
    Os ingredientes são simples:
    2 xícara(s) (chá) de morango picado(s),
    1 envelope(s) de gelatina vermelha sem sabor (Só para dá cor),
    1 lata(s) de leite condensado,
    1 lata(s) de creme de leite,
    1/2 xícara(s) (chá) de água.
    Obg: Eu creio que qualquer mousse pode ser feito assim, só trocarmos o tipo de fruta a se utilizar.


    Como fazer:
    Dissolva a gelatina na água e deixe descansar por alguns minutos. Leve ao micro-ondas por 30 segundos.
    Coloque todos os ingredientes no liquidificador e depois despeje em uma fôrma refratária.
    Leve para gelar e decore com alguns morangos inteiros.
    Depois é só saborear o quanto o mousse é gostoso!
    Beijos Paulinha, que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Morangos lembram minha infância, minha bisavó e minha avó tinham plantação de morangos, adorava passar as férias com elas, ficava observando os morangos e não via a hora de poder ajudar a colhe-los , as vezes não agüentava esperar... uma distração dela durante o dia e corria para pegar alguns (fora do tempo! Rs) , a diversão era maior ainda qdo juntava com os primos ... hoooo infância boa que tive... tanto no interior, qto na Amazônia (qdo tive oportunidade de conviver com a natureza e com os índios) . Saudades dos morangos da minha bisa.
    Gostei das informações nutritivas do morango, bom saber! bjs

    ResponderExcluir