segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Elefantes e suas representações

Adoro elefantes, e por cuirosidade fui procurar saber o porque de ser um animal sagrado no oriente. Achei interessante!!




Os ocidentais consideram o elefante como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito. Na Ásia, a idéia é completamente diferente.

O elefenté é a montaria dos reis. Simboliza, dessa forma, o poder de reger. A paz e a prosperidade são o efeito desse poder estabelecido. É o símbolo de estabilidade e imutabilidade. A ioga costuma atribuir o elefante a um dos chakras (muladhara), que corresponde ao elemento terra.

O elefante, ainda, remete a imagem de Ganesh, deus hindu da ciência e das letras. Possui corpo de homem, que representa o microcosmo, a manifestação e possui cabeça de elefante que representa o macrocosmo. Dessa forma, o elefante é, paradoxalmente, considerado o começo e o fim ao mesmo tempo.

Foi de um filhote de elefante que Maya concebeu seu filho (Ganesh) e, nesse caso, o elefante tem um significado angelical.

Em alguns lugares, quando posicionado acima de uma pilastra, o elefante evoca o Despertar.

É também considerado como um animal cósmico, visto que se assemelha à estrutura do cosmos: quatro pilares sustentando uma esfera.

Na África, simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria.

As trombas ameaçadoras de um elefante em sonhos, podem ter um caráter sexual, pela razão de ter um aspecto fálico e podem ainda estar exprimindo um conflito erótico. Freqüentemente, os elefantes são considerados como sendo símbolo da castidade.

8 comentários:

  1. Oi Paulinha, então acho que vc tb vai gostar disso...

    (Fragmentos da poesia "Então os elefantes marcham"do livro "Dancing the dream" de Michael Jackson)

    "Um fato curioso sobre elefantes é isso: para sobreviver, eles não podem cair. Todos os outros animais podem cair e ficar de pé de novo. Mas um elefante sempre fica de pé, até para dormir. Se um da manada escorregar e cair, ele está indefeso. Fica deitado de lado, prisioneiro de seu próprio peso” ...

    ”Será que é verdade? Há outra razão pela qual os elefantes não possam cair? Talvez tenham decidido não fazê-lo. Não cair é sua missão.” ...

    “... Os elefantes juntaram suas cabeças grisalhas e pensaram. "Que tipo de exemplo podemos dar ao homem?"....

    "Vamos mostrar-lhes nosso respeito pela vida" ...

    “... Mas a mensagem mais importante dos elefantes é seu movimento. Eles sabem que a vida é o movimento. Manhã após manhã, época após época, as manadas marcham, uma só massa de vida que nunca cai, uma força pacífica impossível de parar.” ...

    ”...No meio de tanta morte, os elefantes poderiam desistir. Tudo que têm de fazer é deitar. Isso é o bastante. Não precisam de uma bala: a natureza lhes deu a dignidade de poder deitar e encontrar seu descanso. Mas eles lembram de seu pacto antigo, que é sagrado. Então os elefantes continuam a marchar...”


    Boa semana! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/BlogDaMimis/videos/991518197536250/?__mref=message_bubble

      Excluir
  2. Interessante!!!!!!!!!!!! muito bommmmmm... nossa!!!!!!!!! fico fascinada como podemos aprender com o interesse de outras pessoas... olha... nunca tive nenhuma curiosidade sobre o elefante e acabei de ler essa mitologia muito legal e aprendi um pouquinho sobre a visão sábia do povo oriental em relação a esse animal... e como contrasta com a nossa do ocidente - é!!!!!! de fato nós somos simplista demais e acredito que poderíamos aprender muito com a cultura oriental (amoooooooooooo)... ahhhh!!!!! animais que tenho fascinação - vou compartilhar com você: baleia (é um mamífero que pelo seu tamanho e forma foi considerada uma deusa do mar. Enquanto divindade, a baleia é um símbolo de renascimento associada ao fato de ser também um suporte do mundo. Em muitas tradições, existe um mito iniciático de passagem pelo ventre da baleia como uma espécie de renovação espiritual ou metafísica), golfinho ( na mitologia grega, os golfinhos são os anjos do mar. São reverenciados como salvadores e como seres divinos), águia( sendo o símbolo universal e primitivo da paternidade, a águia faz parte da mitologia de deuses e heróis. A águia simboliza fidelidade, pois quando se junta com a companheira, permanece com a mesma até o fim. A águia, simboliza poder, pois voa mais alto que as outras aves, seus predadores não podem alcançá-la. A águia, ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver até 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, é preciso pagar um preço. Aos 40 anos ela tem que tomar uma séria decisão, pois está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já não é uma tarefa tão fácil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer...ou...enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher a um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, ela começa a bater o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, sem contar a dor que terá que suportar. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar as velhas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após 5 meses, sai para o famoso vôo de renovação e para viver então, mais 30 anos - é uma verdadeira sabedoria - lindooooooooooo e sábio demais - para mim um grande símbolo de RENOVAÇÕ)... ahhhhhh!!!!! vou dar-lhe uma dica de filme: Água para Elefantes com Robert Pattinson... caso assista - bom filme!!!!
    Obs: no twitter sugeri algumas músicas e deixei uma D.M. pra você... tchauzinho... até a próxima postagem (rssssssssss)...

    ResponderExcluir
  3. A lenda de Ganesh, ou Ganesha, é mesmo muito bonita. É um dos mais importantes deuses do hinduísmo e tem um festival em sua homenagem na Índia, geralmente no mês de setembro, que dura 10 dias. Todo centro para a prática de yoga tem uma imagem de Ganesha, em que cada detalhe tem uma simbologia própria.
    Os elefantes são animais que demonstram inteligência e sabedoria... não é à toa que temos a expressão "memória de elefante"! Além disso, já vi reportagens que mostram como os elefantes têm sentimentos de amizade, solidariedade e compaixão pelos semelhantes. Isso, mais do que tudo, já faz deles seres adoráveis!

    ResponderExcluir
  4. Vou falar então do meu fascínio por borboletas. Não sei porque sou apaixonada por borboletas, não é a toa que tenho três!
    Ha quem diga que elas são a imagem da alma (acredito muito, adoro as borboletas coloridas e adoro tudo que é colorido) Mas são muitos os significados associados à borboleta, depende da cultura ou do país em questão.
    Para alguns é símbolo de transformação e de renascer, tal como a lagarta feia se transforma numa linda borboleta ao emergir do seu casulo, uma tatuagem com esta criatura pode simbolizar uma conquista ou um novo capítulo na vida depois de uma fase difícil. Para outros as borboletas são símbolo de beleza e delicadeza, daí a atração que as mulheres têm pelas borboletas, apesar da sua aparente fragilidade, são muito fortes. Outros dizem que a borboleta é símbolo de liberdade e independência, muitas mulheres comemoram a sua chegada à maioridade ou o início da sua carreira profissional com a tatuagem de uma borboleta. Em algumas culturas acreditam que elas são o símbolo da paz e afirmam que se uma borboleta pousar em alguém, a mesma será abençoado com paz e sorte, por isso, imagine se tiver uma permanente! Os Astecas acreditavam que as borboletas eram as almas dos soldados mortos em combate e das mulheres que faleciam durante o parto. Para os Gregos a palavra borboleta significa "alma". Os japoneses acreditam que se uma borboleta entrar no seu quarto de hóspedes, a pessoa que mais ama estará do seu lado em breve. Para os chineses, duas borboletas juntas significam “amor”.
    Na verdade acho que já sei porque sou tão apaixonada por borboletas... =)

    Beijinhos =**

    ResponderExcluir
  5. Ei, Paula! O Elefante também traz a medicina da memória ancestral, de acordo como Xamanismo. Inspira a cura,amor próprio, força,auto-suficiência, longevidade.

    Gratidão por compartilhar!

    Beijos,

    Raquel

    ResponderExcluir