quinta-feira, 21 de julho de 2011

Rubem Alves


"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção."
( Rubem Alves)

5 comentários:

  1. Não é tão fácil encontrar um bom ouvinte
    Que der um pouquinho de atenção a você
    É engraçado quando a gente fala, as coisas se organizam, mas a gente não pode falar sem ninguém pra ouvir... AMEI

    ResponderExcluir
  2. Quando temos alguém que nos ouça, somos mais felizes.
    Quando ouvimos, podemos nos sentir felizes,mas o importante é importar-se.
    Bjos e bom começo de fidi para você!

    ResponderExcluir
  3. ... sempre surpreendendo Rubem Alves com sua grande sensibilidade... escutar em silêncio... nossa!!!!!!!! tarefa difícil para muitos... acredito que seja um exercício diário aprender a ouvir... mas, não a ouvir o outro superficialmente... com respostas acabadas e conselhos prontos... ouvir o outro livre de qualquer conceito ou pré-conceito... sem nenhuma espécie de julgamento... simplesmente silenciar... ouvir... calar... escutar o que o outro tem a dizer... e é por isso que através do silêncio das PALAVRAS brota o Amor, pois quando ele existe não é necessário dizer nada... o olhar do outro já acolhe... o ouvir do outro já explica... o silêncio do outro já diz tudo... e quando as palvras surgem depois da escuta são repletas de doçura... carinho... compreensão... e somente o necessário será dito... será falado... adoro e pratico um sábio provérbio chinês: "você tem uma boca e dois ouvidos. Use-os nesta proporção."

    ResponderExcluir
  4. AMO os livros do Rubem Alves, são verdadeiras fontes de ensinamento!
    Não tenho muita certeza, se não me engano, esse trecho é do livro "A teologia do Cotidiano", um livro que todos deviam conhecer pois nos traz uma nova forma de ver a vida.
    Adorei o post!!!

    ResponderExcluir
  5. Ouvir não é algo passivo mas uma atitude ativa de dar respeito e espaço aos outros, permitir que eles se expressem abertamente. Ouvir é um ato de amor!

    ResponderExcluir