"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção."
( Rubem Alves)
Não é tão fácil encontrar um bom ouvinte
ResponderExcluirQue der um pouquinho de atenção a você
É engraçado quando a gente fala, as coisas se organizam, mas a gente não pode falar sem ninguém pra ouvir... AMEI
Quando temos alguém que nos ouça, somos mais felizes.
ResponderExcluirQuando ouvimos, podemos nos sentir felizes,mas o importante é importar-se.
Bjos e bom começo de fidi para você!
... sempre surpreendendo Rubem Alves com sua grande sensibilidade... escutar em silêncio... nossa!!!!!!!! tarefa difícil para muitos... acredito que seja um exercício diário aprender a ouvir... mas, não a ouvir o outro superficialmente... com respostas acabadas e conselhos prontos... ouvir o outro livre de qualquer conceito ou pré-conceito... sem nenhuma espécie de julgamento... simplesmente silenciar... ouvir... calar... escutar o que o outro tem a dizer... e é por isso que através do silêncio das PALAVRAS brota o Amor, pois quando ele existe não é necessário dizer nada... o olhar do outro já acolhe... o ouvir do outro já explica... o silêncio do outro já diz tudo... e quando as palvras surgem depois da escuta são repletas de doçura... carinho... compreensão... e somente o necessário será dito... será falado... adoro e pratico um sábio provérbio chinês: "você tem uma boca e dois ouvidos. Use-os nesta proporção."
ResponderExcluirAMO os livros do Rubem Alves, são verdadeiras fontes de ensinamento!
ResponderExcluirNão tenho muita certeza, se não me engano, esse trecho é do livro "A teologia do Cotidiano", um livro que todos deviam conhecer pois nos traz uma nova forma de ver a vida.
Adorei o post!!!
Ouvir não é algo passivo mas uma atitude ativa de dar respeito e espaço aos outros, permitir que eles se expressem abertamente. Ouvir é um ato de amor!
ResponderExcluir