segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Reflexões sobre o incomparável Freud


Acabo de voltar do congresso brasileiro de psicanálise com muita bagagem boa! E mais uma vez a confirmação de que Freud tem seu lugar de gênio não por sua inteligência, mas sua maneira de existir até hoje nos consultórios de psicologia. Suas idéias foram o pontapé inicial para muitos pensadores e psicanalistas famosos. E achei super interessante, que em uma das palestras que assisti, foi dito que ele tanto era sábio, que em suas reuniões de quarta feira com outros psiquiatras e psicanalistas para discussões de casos, muitos diziam: “mas de acordo com Freud e seus escritos, este tipo de patologia seria explicado..." E isso acontecia mesmo com sua presença no local, tão forte sua influência teórica.
É preciso admitir sua importância na vida da Psiquiatria e Psicologia. E é incrível como existem psicanalistas com todas as suas formações e anos de análise que vão tomando características parecidas com Freud, tamanha é a introjeção de suas idéias! Mas sempre é maravilhoso ouvi-los falar.
O que tenho a dizer é que ser Psicanalista é maravilhoso, um mundo de insights e descobertas, uma busca pelo conhecimento de inigualável prazer, a descoberta do mundo oculto da mente, a clareza com que se entende situações cotidianas, e a certeza de que o grande centro de todas as teorias psicanalíticas,o nosso grande líder, é realmente um homem memorável e de absurda influência mundial até hoje.

            Paula Chaves

4 comentários:

  1. Paula, adorei suas palavras!!! Realmente a psicanálise encanta muito e quanto mais conhecemos mais queremos estudar. Não sei se você tem essa impressão também mas quanto mais eu estudo mais percebo que ainda tenho muuuuuito o que aprender afinal, a psicanálise é inesgotável, né?
    A cada descoberta, leitura, aprendizado e ao ouvir os psicanalistas, a certeza de que Freud é um gênio e foi um ser humano especial aumenta.

    Infelizmente não consegui ir ao congresso, mas estou tendo notícias e relatos das falas e percebendo o que eu ja imaginava, que foi maravilhoso, todos os amigos psicólogos que foram adoraram!!!
    Ótimo você também compartilhar por aqui as impressões e o que se passou por lá.
    Abraço, Luíza Garlipp.

    ResponderExcluir
  2. Tem uma frase de Freud muito bonita:
    "Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste."

    Espero que ele tenha razão :-)

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiii, Paula... estou mega, super sem tempo... hoje, consegui dar uma passadinha pelo blog... pois você está com frequência alimentando o mesmo e ficar muito sem passar por aqui desatualizo-me (rssss)... primeiro o que tenho a dizer é sobre a importância e maravilha da busca pelo conhecimento... o saber é fonte inesgotável... ter a preocupação de estar atualizada é muito importante e também é essencial ter conteúdo, conhecimento... ter competência para falar com propriedade de algo e isso só acontece com buscas constantes pelo saber cada dia mais, pelo conhecer sempre mais um pouquinho... e nunca, jamais ficar estagnado... o mundo muda e sofre mudanças a todo o tempo e isso reflete nas pessoas, na sociedade, na ciência, no Direito, na Psicologia e muitas vezes "dogmas", verdades construídas e defendidas acabam sendo contestadas... então, precisamos procurar atualizarmo-nos para aprender sempre mais, pois jamais saberemos tudo... essa é a grande maravilha da vida, do aprender, do descobrir... sempre ter algo novo para desvendar... em segundo lugar, com certeza, não memos importante quero referir-me a Freud... o PAI, o gênio da psicanálise... que a luz do seu tempo estava muito além dele... e deixou um legado magnífico... mesmo havendo muitos estudiosos que o conteste... ele é ímpar... pensar diferente... nossa!!!!!!!!!! isso faz parte da ciência, do mundo, das pessoas de um modo geral (ja dizia Einsten: toda unanimidade é burra - acho que é dele a frase), pois o mundo não é igual ao contrário somos pessoas que pensam e sentem de formas diferente e por isso existem aqueles que defendem e os que não defendem os estudos de Freud sobre a natureza humana, seus complexos, Ego, Super Ego... nossa e tantos outros que para mim uma "leiga" nessa ciência não poderia descrever com tanta propriedade, mas pelo que já li e estudei o acho maravilhoso e eterno... no mais até o próximo post Deus sabe quando!!!!!!!!!!!!!(rsssssssssssss)... e boas descobertas...

    ResponderExcluir
  4. Paulinha, sinceramente achava que psicologia era coisa para quem não tinha o que fazer, ou onde gastar o dinheiro, gente que ficava inventando problema só para ficar de papo furado com psicólogo. E que psicologia não passava de frescura. Alias, muita gente pensa isso! Um grande engano.
    Bastou fazer uma única seção para logo perceber como é mesmo maravilhoso qdo passamos a perceber “a clareza com que se entende situações cotidianas", e estou falando como paciente! Rs
    Cada dia mais encantada por esse universo, parabéns para todos que estudam e se dedicam a essa profissão. bjs

    ResponderExcluir