segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Limpar para renovar


Limpar para renovar
Limpar tem um significado amplo quando paramos para pensar em tal ação. Quando limpamos algo que estava sujo, a sensação é de renovação. Quantas vezes nos pegamos em meio a tanta correria cotidiana, tanto compromisso, tantas obrigações, que acumulamos coisas. Esquecemos de olhar para o lado e nos preocupar com a gaveta de documentos, ou a bolsa cheia de coisinhas jogadas, a caixa em cima do armário com tralhas de recordações. Aquele armário então com roupas que você nem usa, mas um dia vai doar, e esse dia nunca chega.
Preocupar em fazer limpezas, é buscar viver mais leve. É não ter que carregar o peso de saber que algo está uma bagunça, deve ser arrumado, mas foi adiado. O que é interessante, é que a palavra limpar tem como significado no Latim: limpidus, “transparente, claro, límpido”. E mais interessante ainda, saber que isso tem um enorme significado para nossa vida. É como se toda aquela sujeira e bagunça acumulada fosse entrando pelas arestas de nossa alma, de nossa mente, pesando, incomodando. E quando aquilo é retirado, sentimos uma sensação muito prazerosa.
Quantas pessoas conseguem adaptar sua vida em meio à bagunças e tralhas. Isso nos remete à quão bagunçada deve ser a forma como essa pessoa leva a vida. É assustador ver como as pessoas acustumam com esse tipo de coisa. Organizar e limpar, já é o primeiro passo para uma melhora na vida de alguém. Com organização as coisas fluem, a sensação de bem estar melhora a disponibilidade de aceitar os problemas cotidianos.
Acúmulo de coisas nos remete também á apego, e quanta roupa ou objetos guardamos sem a mínima utilidade, se doássemos, outras pessoas fariam um ótimo e proveitoso uso.
Se cada coisa tiver seu lugar, assim também será em nossa vida. Se acumulamos coisas nas caixas, gavetas, bolsas, é porque acumulamos coisas na nossa alma que poderiam ser descartadas. Se acostumamos com a sujeira, é porque acustumamos com o pouco que nós mesmo podemos nos oferecer: bem estar.
Limpar o externo, que é sempre mais fácil, facilita a limpeza interna. Tenho me policiado quanto à isso, e faz toda a diferença. Deixo para você esta dica de não se acustumar com o sujo, o estragado, o exagero, o acúmulo, o velho. Ao invés disto, doar, limpar, renovar, economizar. Uma troca que rende bons fluidos, boas vibrações, e alma lavada.

Paula Chaves

5 comentários:

  1. Paula, é muito importante o que você trouxe para compartilhar conosco através deste texto! Gratidão! Desejo uma ótima semana! Raquel

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, Tb preciso me policiar mais sobre isso, apesar de estar sempre de mudança (pareço uma cigana! rs) ainda assim aos poucos as coisas vão acumulando. Esse texto é tão incentivador ... deu vontade de começar a limpeza já! rs
    Adorei a dicaaa! O começo de semana ficou melhor ainda... bons fluidos, boas vibrações para todos! Bora lavar a alma. bjs

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente! Mas confesso que ainda preciso aprender mais nesse sentido, apesar de ultimamente já estar praticando o desapego das coisas. É tão boa a sensação quando você consegue arrumar, limpar, doar! Saber que aquilo que estava acumulado e sem uso pode ser aproveitado por alguém, e no caso do lixo (como papéis e plásticos, por exemplo), além de ser aproveitado, também servirá para dar trabalho às pessoas nas cooperativas de reciclagem e contribuirá para uma vida mais sustentável.
    Boa semana! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Acho que estou nessa fase de arrumação por dentro e por fora. Como a Adriana diz ser texto é bastante incentivador para continuar :)
    Obrigada por partilhar, está 5*****
    Carla Abreu

    ResponderExcluir
  5. EXCELENTE o texto... ... ... ... ... Realmente, Paula, o ser humano tem a mania de guardar/ acumular "coisas", objetos... na maioria das vezes, fazemos isso para que aquilo vivido possa ficar registrado na nossa vida... como se fosse um memória paupável... então, "entulhamos" os espaços que existem guardando aquilo que um dia teve significado na nossa vida... isso faz com que os espaços para situações novas fiquem limitados... muitas vezes não nos damos conta disso e não percebemos que a vida passa a ser repetitiva... estagnando-se... e dificilmente chegamos a algum lugar... além dos objetos cheios de significados que guardamos, mas sem nenhuma significância... temos, também, o péssimo hábito de guardar sentimentos... não me refiro àqueles "do bem", pois esses geralmente sentimos e os entregamos ao outro... mas, sim, aos sentimentos de decepção, raiva, mágoa que fazemos questão de deixar trancados dentro de nós e acumulam-se e, em muitas vezes, ganham proporções gigantescas. É necessário REFLETIR sobre a cultura do GUARDAR, do ACUMULAR... será que é preciso ter guardado no canto do armário, naquele "quartinho" de entulho, no déposito da garagem objetos - que embora um dia tenha nos servido... que tenha tido significado - que não nos servem... por que? pra que?... ... ... ... o ser humano tem memória... lembranças... recordações... devem ser utlizadas para registrar as situações vividas... ou melhor... devemos ter a preocupação de lembrar dos momentos bons, alegres... sem necessariamente precisarmos guardar algo paupável para o que foi vivido torne-se inesquecível... fazendo com que a nossa vida fique cheia de um passado presente... e com que não tenhamos espaço para o presente fururo... não é bom deixar a energia acumulada... é preciso que ela circule... renove-se... levando o que não nos serve mais e trazendo algo novo... mas para que isso ocorra é preciso deixarmos espaços vazios... lembra da física "Lei de Newton": dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço... devemos aplicá-la a nossa vida... já em relação aos sentimentos de mágoa, decepção, raiva que temos a triste mania de acumularmos... precisamos ter a consciência que isso só nos causa doenças aquelas chamadas psicossomáticas... nos trazem um mal avassalador... não vamos nutrir tais sentimentos... nem guardá-los... vamos DISSIPÁ-LOS... no mais é isso... não nos apeguemos aos objetos... vamos lembrar que têm uma vida útil e não precisam que sejam eternizados... já que nossa própria vida não o é... então, fica a dica: vamos dar, jogar fora, doar aquilo que não serve mais... REVOVE-SE...

    ResponderExcluir