terça-feira, 6 de setembro de 2011

E por falar em Psicanálise...

7 comentários:

  1. Olá boa tarde!!Pensamento super profundo!!!Incrível!!!

    ResponderExcluir
  2. Hoje eu queria estar sentando com Freud.

    ResponderExcluir
  3. Como você postou recentemente: "Nossas digitais jamais se apagam da vida das pessoas que nós tocamos.".
    Existem certas ações que quando realizadas não voltam mais atrás, assim são as palavras, precisamos ter cuidado com o que dizemos ( vamos expor e não impor idéias).

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Virgilio, concordo com você. A imposição obriga o outro a pensar de uma forma, e determina o que é certo, ou o que o locutor pensa ser certo.Os Políticos e algumas religiões são exemplo disto. Nós psicólogos, devemos sempre dar uma dica, ou simplismente usar expressão como: "Penso que", assim soa mais suave. A poesia é uma forma de expor sem impor, por isso gosto tanto!! Obrigada por sua interessante colocação!

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, obrigado pela atenção. Pois é Paula, é que nem você disse uma vez(não me recordo em qual texto) podemos sermos melhores aprendendo com os outros e ajudando à eles também.
    Fico grato pela sua observação, principalmete ao falar das poesias, algo que gosto muito , afinal delas podemos tirar palavras de carinho e amor pelo próximo (pequenas palavras que se tornam grandes dentro de alguém).
    Parabéns pelo blog, pelas frases interessasntes (tenho várias anotadas no fundo meu caderno...kkk) - para pensar e refletir.

    ResponderExcluir
  6. verdade... verdadeira... a ação já existe antes mesmo de concretizá-las... acredito que primeiro surge o desejo de algo ( tipo/ sei lá desejos do inconsciente )... depois mentalizamos esse desejo... alimentamos cada detalhe... criamos as situações as quais desejamos conduzir nosso querer... em seguida, traçamos as possibilidades de executar, dar forma, trazer para o "mundo real" aquilo que só existe dentro de nós... no nosso pensamento... em muitas vezes, o que queremos fica nos alimentando e retroalimentando... então, no momento exato, oportuno é trazido à tona, ganha forma através de nossas ações... por isso, Freud mais uma vez na sua imensa sabedoria nos diz, ou melhor, nos afirma que "o pensamento é o ensaio da ação"... porque nossas ações já "existem" antes mesmo de existirem... entende?????... estão vivas dentro de nós... o que queremos e o que iremos fazer... vivem dentro do nosso EU maior... e é materializado a partir do momento que agimos... assim, devemos saber exatamente o que queremos, o que desejamos... pois isso - hoje, amanhã ou depois - ganhará forma... saindo do mundo do nosso EU para o mundo do NÓS... então, vamos pensar com sabedoria, pois - dessa forma - nossas ações serão sábias...

    ResponderExcluir