quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Curiosidades

      
O Filtro do Sonho (dreamcatcher) ou teia do sonho são mandalas de cura criadas pelos índios norte-americanos. Quando dormimos, nossos sonhos sofrem influências de boas ou más energias. A função do filtro é a de nos proteger, capturando energias indesejadas, que se desfazem com a luz do sol.
       O aro do filtro simboliza a roda da vida, e a teia são nossos sonhos, os que sonhamos quando dormimos e os sonhos de nossa alma, e as energias são as que estão ao nosso redor.
       O Centro é o Grande Espírito, o Espírito Criador, o Grande Mistério. O Filtro dos Sonhos é um objeto de Poder, medicinal. Existem vários tipos de filtros, um muito parecido com uma teia de aranha, em espiral, tendo 8 pontos como base, que correspondem às 8 direções sagradas. Outros usam um filtro mais simples, onde há apenas uma pedra no centro da teia, e uma única pena pendendo sob ele, porque acreditam que um filtro não deve ser carregado de enfeites para não perder sua função.
       Cada tribo atribui um significado a essa mandala. Para alguns a mandala é formada por várias partes que têm um simbolismo:
- a parte de cima, um bambu com penas, trabalha a cabeça,
- a argola mexe com o corpo físico e a aura,
- a teia envolve o emocional,
- o que fica pendurado representa a energia que a pessoa está vivendo no momento.
       As pedras colocadas no filtro têm uma conexão com a roda medicinal dos índios, que era montada com pedras. Cada uma faz uma conexão: uma ensina a ter clareza, outra limpa mágoas, outra trabalha a cura e outra lida com medos.
       Ao confeccionar um filtro dos sonhos, colocamos nosso espírito e nossa energia, que transformarão esse simples objeto num objeto de poder. Ao construí-lo, mexemos com nossa energia, ao tecer a teia vamos nos conscientizando de nossas potencialidades, alterarmos nosso estado de consciência, nos limpamos, harmonizamos e trazemos ao nível do consciente Sonhos e desejos esquecidos. Portanto estes instrumentos de poder mexem com os nossos arquivos mais íntimos, com nossa energia, e são canalizadores.
Ele nos colocará em contato com esse mundo. Mesmo de posse do filtro teremos pesadelos, mas receberemos como lições a serem aprendidas. O filtro impedirá que energias indesejadas interfiram no processo natural e particular de sonhar, que é de onde vem o nosso grande aprendizado.
       Se nós queremos criar um filtro dos sonhos, nós também temos que invocar uma onda mágica para proteger nossos sonhos e chamar com força os bons espíritos da noite para nos dar inspiração e insights para nos dar habilidade, para resolvermos facilmente os problemas diários, nos fortificar, e nos proteger quando dormimos . (informações baseadas no texto de Menkaiká encontradas no site http://www.xamanismo.org/artigos/dreamcatcher.htm)

Um comentário:

  1. Os simbolismos contribuem para nos ajudar a direcionar energia, podem haver inúmeros estudos para se explicar os sonhos, e assim como a ciência não explica tudo, um sonho pode ser conseqüência de várias coisas, mas tb é místico. Quem tem esse tipo de sensibilidade sabe distinguir quando é só um sonho ou quando ultrapassou o “portal” para outra dimensão. Geralmente essas experiências acontecem com mais freqüência quando corpo, mente e espírito estão entrando em equilíbrio (purificação), e mesmo assim não é fácil voltar do “sonho”. Quando ele acaba é preciso recompor as energias. O poder da mente é o único canal de comunicação nesse tipo de “sonho” , por isso se despende tanta energia. Para quem vive isso, A FÉ É A PROTEÇÃO E FORÇA CONSTANTE TANTO PARA ADORMECER, QUANTO PARA ACORDAR. (Essas palavras são apenas um relato de minhas próprias experiências) bjs

    ResponderExcluir