quinta-feira, 15 de setembro de 2011

As forças que regem

 
As forças que regem 
Engraçado como as energias são forças transmutadoras. De alguma forma o emprego de energia gera uma reação. Vejamos que existem diversos tipos de energia, como energia nuclear, energia eólica, elétrica, solar, térmica, e mais algumas outras. O que vejo em todo estudo de energias e suas forças, é que todas promovem mudança no estado do objeto.
Trazendo isso para nossa vida mental, podemos traçar um paralelo interessante com a energia vital e outras energias, como a libido, as sinapses, impulsos nervosos dos neurônios, e até usando a linguagem psicanalítica, nossas pulsões.
Vamos pensar então, em como despendemos energia com pensamentos, que são na verdade segundo Freud, o ensaio da ação. E se de alguma maneira despendeu-se muito de energia para algum pensamento, este com certeza influenciará na ação. Imaginem também, quantos tipos de energias nos influenciam o tempo inteiro, as externas e as internas. Até mesmo para cortar cabelo, as algumas pessoas aguardam a influência da lua certa para surtir o efeito desejado no corte.
Cada tipo de pensamento e energia despendida para algo será importante para modificar nosso humor, raiva, amor, trabalho, relacionamentos e sentimentos em geral.  E quantas pessoas nós “contaminamos” com tipos de energias, já que energia modifica o objeto.
Enfim, não quero pensar em uma questão holística da palavra energia, mas no significado que ela traz para mim em situações diversas.  Cada ambiente me traz uma cor, cheiro e energias diferentes. Assim como as pessoas.
Pessoas que funcionam altamente elétricas, mas são positivas, contaminam o ambiente de “vida”. Já pessoas que funcionam com pensamentos negativos, contaminam o ambiente de “morte”.
         Imaginem quantos lugares e coisas nos modificam.  E pensem nas emoções que nos despertam. O mar, um circo, uma escola infantil, asilo, hospital, presídio, rodoviária, aeroporto, igreja, bar, nossa casa, e também animais como: o leão, o macaco, com esse ai as pessoas já esperam dar boas gargalhadas, cachorro, gato, porque será que tantas pessoas têm aversão a gatos?
Se pensarmos bem, cada coisa, lugar ou pessoa, nos modifica o tempo inteiro, mas na verdade o que nos modifica é a reação química gerada pelo pensamento a respeito do que está sendo visto ou pensado. Claro que nem sempre podemos escolher o que enxergamos, escutamos ou vivenciamos. Mas podemos modificar, e este é o ponto mais importante.  As forças que regem nossa vida não dependem somente do externo, e por isso modificar pensamentos, transmutar o negativo para o positivo, pode parecer utopia, mas funciona sempre, em favor de você e do outro. Se fosse fácil seria ótimo, despende-se muita energia, mas o resultado será proporcional!
Beijos
Paula Chaves




3 comentários:

  1. Oi Paulinha, é isso que mais admiro em vc e seus irmãos, a beleza da alma. Essa energia boa que me atrai porque me identifico tanto! É uma coisa que parece vir de outro plano espiritual.É tão forte!
    Acredito que o bem é o combustível (energia) da vida... bjs.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Paula! Simples assim!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Acredito D+++++++++++++++++++++++++ na energia cósmica... de forma holística, fazemos parte de um todo, assim estamos inseridos na energia do universo, por isso é que somos influenciados a todo momento por situações, sensações, objetos, pessoas... concordo com você... sabe!!!!!!!!! fiquei analisnado sobre a reação química do que pensamos X o mundo externo... não havia partido do pressuposto de isso ou aquilo tansmitir sensações boas(positivas) ou ruins(negativas) pela forma que estão representados no nosso consciente ou subconsciente... sou convicta que atraímos tudo aquilo que pensamos e temos o poder de dar forma as nossas alegrias, aos nossos medos ( a partir do que acreditamos, pensamos, queremos, pedimos)... ao bom ou ruim... mas, não havia pensado do lugar que os objetos, pessoas, situações podem ser, também, boas ou não pelo forma que estão registradas, marcados, inseridos em nós... vale essa reflexão... AMEI... valeu!!!!!!!!!!!... saber direcionar os nossos pensamentos, desejos de forma positiva é uma maneira de atrair energias boas - do bem - para a nossa vida... obrigada pelo texto...

    ResponderExcluir