terça-feira, 31 de maio de 2011

Chá verde!!

Eu adoro chá verde e tenho o hábito de tomar todas os dias. Os beneficios são muitos, além de ser ótimo para tomar no inverno. Fica a dica!!  bjsss


     As virtudes medicinais do chá verde são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas.  Considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
     Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
     Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados.
     Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde, que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína,pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.

2 comentários:

  1. Ei Paulinha,

    minha irmã havia comentado sobre os benefícios do chá verde, mas eu acho meio amargo, não gosto... Tem alguma dica?

    Parabéns pelo blog,

    Beijinhos,
    Thelma

    ResponderExcluir
  2. Paula, minha prima que mora em Paris e trabalha em uma loja de produtos naturais disse que a 'menina dos olhos' por lá agora é o chá de boldo. As francesas garantem que traz mais benefícios que o chá verde. Quem diria...

    ResponderExcluir