terça-feira, 31 de maio de 2011

TPM ??

Sortuda é aquela mulher que nunca apresentou sintomas de TPM. Quem apresenta sabe muito bem o quanto ela nos atrapalha fisicamente e emocionalmente!!

Que tipo de TPM você pratica?

Bruxa: Alterações bruscas de humor, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, lentidão mental, abatimento, apatia, insônia, vertigem e depressão, dor de cabeça forte; os sintomas apontam alto nível de estrogênio e baixa progesterona.
Mostra: Aumento de peso, flatulência, inchaço abdominal, edema no rosto, nas mãos e nos pés, muita sensibilidade nos seios; indica excesso de sal no organismo com retenção de líquido e possível elevação de aldosterona, hormônio das glândulas adrenais.
Neurótica: Depressão, impulsos suicidas, crises de choro, confusão mental, falta de concentração, dificuldade em verbalizar; pode significar elevação de progesterona e possível aumento do hormônio andrógeno; também é bom ver se há intoxicação por chumbo.
Comilona: Apetite voraz, necessidade incontrolável de comer açúcar, sensação de cansaço, palpitações, dor de cabeça e até desmaios; isto costuma indicar hipoglicemia reativa.
Pluriata: Apresenta vários dos sintomas mencionados e inclui um ou mais dos seguintes: acne, gases, constipação, diarréia, enjôo, vômito, dor nas costas e problemas respiratórios.
Não se preocupe, todos os tipos têm algo em comum: melhoram completamente com uma dietinha, uns exercícios uns suplementos!!!

Dicas para amenizar os sintomas:
  •  Consumir alimentos como nozes, castanhas, vegetais e cereais integrais que favorecem a liberação de serotonina, um neurotransmissor que controla a sensação de prazer e bem estar.
  •  Optar por alimentos diuréticos e funcionais, que ajudam a controlar o intestino. Consuma berinjela, agrião, alface, beterraba, chuchu e água de coco.
  •  Comer a cada três horas, para acabar com aquela vontade incontrolável por doces. Consuma peixes, pães e massas integrais, frutas secas e bananas. Cuidado com os doces, coma no máximo uma porção de 50 gramas de chocolate, prefira o amargo, que é rico em antioxidantes e não estimula a compulsão.
  • Diminua o consumo de bebidas que contenham cafeína, como café, chás escuros e refrigerantes à base de cola. A cafeína aumenta a ansiedade e a irritabilidade.
  • Para a mulher que fica deprimida, com insônia e perde a memória, consuma alimentos que ajudam a combater a depressão como iogurte, cereais integrais, nozes, castanhas .
  •  Não marque compromissos importantes durante o período da TPM.
  • Afaste a depressão e o baixo astral: mesmo que não tenha nenhum compromisso, nada de ficar desarrumada e largada no sofá. Sentir-se bem arrumada colabora e muito para melhorar a autoestima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário