quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Para viver: sonhar!



Chega uma hora em nossa vida que precisamos nos recolher. Cresce dentro de nós uma necessidade de respirar, de achar um lugarzinho dentro da gente que seja real ou não, mas que tenha o ar puro, uma brisa leve.
Acredito que todos nós estamos precisando de um lugar de descanso. Algo, digamos, fora da realidade ou dentro de uma realidade construída por nós mesmos para nos confortar. Longe do barulho e ruídos de pensamentos, de conceitos e sugestões.
Imaginar e sonhar são as formas que nós utilizamos como meio de transporte para aonde quisermos, buscando soluções ou trazendo conforto. Não importa para onde iremos, o importante é que seja o nosso momento de refúgio, de reabastecimento e de fortificação.
A vida, com todas as suas artemanhas e movimentos, nos consome, e às vezes bate um cansaço... Tudo que queremos nessas horas é um descanso.
Que tal então, se nos transportássemos para um mundo surreal? E que só de ir para lá um pouquinho e desfrutar do sossego, voltaríamos mais renovados.
Este lugar seria povoado por pessoas mais leves, tranqüilas e com sorrisos no rosto. Não haveria espaço para o negativo. O destrutivo nem existiria por lá. Todos seriam interligados por pensamentos bons e ajudas mútuas. O corpo não se corromperia por nada externo e o interno seria suficiente para trazer felicidade.
Todos seriam inteiros, únicos, e bem resolvidos. Lá, o amor seria o alimento de todos para sobreviver, por isso quem não amasse, não sobreviveria.
Ninguém sentiria inveja e nem ódio, pois todos se sentiriam completos por serem pessoas íntegras, verdadeiras e puras. Há... Como seria bom viver em um meio puro, isso quer dizer: sem poluição mental, corporal, ambiental.
O conceito de “o mais belo” nem existiria, pois a beleza interna seria dada a todos, sendo assim, o externo seria mera característica de diferenciação e não de apreciação.
                A alegria e o sorriso seriam o meio de comunicação entre as pessoas, e com certeza aquelas pessoas que tivessem a risada mais gostosa, seriam as mais interessantes.
Cores fortes e vibrantes com certeza serviriam de cenário. Águas bem límpidas e cristalinas, convidativas para um mergulho relaxante. Cheiro de plantas e flores. Chuva e orvalho.
Ali, nada seria destruído. O alimento seria o amor, e não precisaríamos de nada material para satisfazer as necessidades internas. A corrupção passou bem longe deste lugar.
De lá poderíamos ouvir dizer que em um mundo bem distante dali, existe muita coisa ruim acontecendo. Muita guerra, violência, loucura, corrupção, poluição, mortes violentas, doenças. Um mundo aonde as pessoas se perdem em vaidade e ambição. Disputa é o meio de existir em um mundo de futilidades e de vazio. Mentiras e falsidades são usadas como meio de proteção, pois muitos ali são pessoas frágeis e sem armas internas suficientes para serem inabaláveis. Mas esse mundo aí é o mundo real. E para sentir a leveza que buscamos, é preciso estar longe dele. Transportar-nos para um lugar só nosso que nos ajude em momentos de escuridão, de sufoco. Podemos correr para lá a qualquer hora e momento e tomar um ar puro, sorrir com mais leveza, andar sem medo, dormir mais profundo, viver com amor, estar aberto a tudo sem receios.
Sinto que viver com mais leveza é o que todos precisam e necessitam. Por isso, não custa sonhar um pouco, trazer o que desejamos para dentro de nós.
               Existem "antídotos" por aí, mas podemos inventar alguns, como: o doce para as amarguras, os remédios para as doenças, o equilíbrio para o problema. E para viver: sonhar!

Paula Chaves

4 comentários:

  1. Meditar é bom, mas é tão difícil! Seria maravilhoso poder "desligar" os pensamentos das responsabilidades e preocupações do dia-a-dia para, de vez em quando, desfrutar um pouquinho de um Paraíso como esse que você descreveu. Seu texto me trouxe uma agradável sensação de conforto! :) Bjs

    ResponderExcluir
  2. Paula, você não é ponte de safena mas mora em meu coração.

    ResponderExcluir
  3. Paulinha, só quero dizer uma coisa: EU AMO O SEU BLOG, rsrs =)

    Cada texto mais lindo que o outro. Você escreve com o coração, com simples palavras que fazem a diferença na vida daqueles que leem seus textos!

    Como conheço seu blog faz pouco tempo, to lendo todas as postagens de vagarzinho que é pra poder sentir e levar na memória cada frase linda que eu encontro aqui!

    Parabéns pelo o blog e continue sempre assim! Você é a arte em pessoa. Beijos ;)

    ResponderExcluir
  4. Se não confiarmos em nós mesmos e não fomos nosso próprio porto seguro não seremos capazes de amar, pois, não nos amaremos.

    ResponderExcluir